219 330 448 // 913 232 322
solpavelda@gmail.com

Pavimentos Auto-Nivelantes

A facilidade de manutenção e durabilidade, e uma imagem final mais cuidada são as grandes vantagens dos pavimentos auto-nivelantes. Os pavimentos autonivelantes são sintéticos, podendo ter como base diversas resinas sintéticas, de epoxi ou poliuretano, ou mesmo o cimento. Para aplicação forma-se uma pasta que é derramada sobre o pavimento. Embora a sua aplicação deva ser feita por técnicos qaulificados, a forma de execução deste tipo de pavimento é muito simples. Basta espalhar a "pasta" sobre o piso, que ela própria faz o seu nivelamento.

No que respeita ao acabamento final ele pode ser brilhante ou mate. Pode-se adicionar cor à própria "pasta", através de pigmentos, ou polvilhando "flocos" de vinil ou outro material sobre esta, criando um efeito de "salpicado".

Vantagens
A principal característica dos pavimentos auto-nivelantes é exactamente a capacidade de fazerem o seu próprio nivelamento, com uma intervenção mínima por parte do aplicador. O que torna a sua aplicação particularmente fácil, alidada a um período de secagem curto.

O pavimento, uma vez terminado, é de grande resistência ao desgaste, o que permite uma espessura muita fina e regra geral esta varia entre 1cm e 5cm. Apresentam também uma grande resistênica superficial e à flexão, permitindo suportar grandes cargas, e conferindo-lhe uma grande durabilidade.

A pouca espessura conseguida, aliada ao baixo peso próprio, torna este tipo de pavimentos pouco pesado, podendo-se aplicar em situação em que uma betonilha normal poderia ser inadequada. Este aspecto é facilitado pela sua boa aderência, em particular a pavimentos com base de cimento.

A resistência dos pavimentos auto-nivelantes, na generalidade, aos químicos e o seu bom comportamentos com humidade (podendo ser mesmo impermeáveis), tornam-nos de fácil limpeza e manutenção. Se adicionarmos algumas características, como a facilidade de descontaminação e a ausência de libertação de vapores e químicos, este tipo de solução é adequado para espaços com grandes necessidade de limpeza e descontaminação, como laboratórios.

Em termos de imagem, é hoje possível obter uma grande combinação de acabamentos. Com mais ou menos brilho, texturado ou liso, de cor lisa ou mesclado, é mesmo possível em muitos casos afinar a cor com os desejos do cliente.